Blog de novidades
Mitos e Verdades sobre o climatério e menopausa
Categoria Publicado as 16:06, em 17 de Julho de 2015No decorrer da história a figura da mulher quase sempre ficou no anonimato. No que diz respeito à saúde, uma imensa maioria morria muito cedo devido a condições precárias de higiene e por viverem em uma época em que a medicina estava ainda engatinhando.
Se em alguns períodos um simples parto poderia ser fatal, a menopausa então era um verdadeiro mistério.
As mulheres que alcançavam o climatério muitas vezes ficavam isoladas e pareciam desprovidas de sonhos e desejos. Com o passar do tempo elas começaram a viver mais, mas muitos mitos e tabus daquela época acompanharam o climatério até os dias de hoje.
Confira nessa matéria o que é verdade e o que é mito com relação a esta fase feminina.
>> Todas as mulheres sentirão todos os sintomas do climatério?
Existem alguns sintomas clássicos que podem surgir com a chegada do climatério e entre os mais populares estão os fogachos, ou ondas de calor. Como cada organismo feminino é diferente um do outro pode ser que nem toda mulher tenha ondas de calor, porém podem surgir outros sintomas, pois devido à carência hormonal todas as mulheres terão algum tipo de sinal nesta fase. O uso de TH pode ajudar a diminuir os sintomas, quaisquer que sejam, inclusive, como já vimos, a TH Fisiológica age estimulando o próprio organismo da mulher. Se tiver qualquer dúvida a este respeito, converse com seu médico na próxima consulta.
>> Não preciso de tratamento porque não sinto nenhum sintoma.
Não é bem assim. Muitas doenças que aparecem com a idade são silenciosas e não apresentam sintomas como é o caso da osteoporose. Apesar de ser algo que não podemos sentir, pode estar ocorrendo perda de massa óssea, que acontece porque em determinada época da vida os ossos tendem a absorver menos cálcio.
O importante é consultar sempre seu médico para garantir seu bem-estar. Além da osteoporose, a deficiência hormonal a longo prazo pode provocar uma série de disfunções como incontinência urinária, problemas sexuais, dificuldade cognitiva, aumento da gordura abdominal, ressecamento de pele e cabelo, entre outras.
>> Todas as mulheres estão sujeitas a ter osteoporose
Mito. Existe uma série de fatores que vão contribuir para desenvolver ou não osteoporose.
Mulheres brancas e orientais, com ossatura estreita, fumantes, sedentária e com baixa ingestão de cálcio diária, têm mais probabilidade de desenvolver a osteoporose.
A partir dos 35 anos ocorre uma perda natural da massa óssea o que pode fazer com que a mulher desenvolva a doença. Fique atenta e fale sempre com seu médico.
>> Os hormônios causam câncer
Depende. Existem mulheres nas quais os tecidos da mama e do endométrio já não estão sadios. Nestes casos o uso de hormônios pode estimular o crescimento de um câncer.
O risco pode ser avaliado através de exames como mamografia e ultrassom pelo seu médico. Em mulheres consideradas sadias, o uso de TH é seguro, mesmo em longo prazo.
>> As relações sexuais ganham mais qualidade com a TH.
A terapia hormonal ajuda a melhorar fatores que dependem de hormônios para funcionar, como é o caso da lubrificação vaginal, excitação e desejo. Porém, a cumplicidade com o parceiro e a boa relação são fundamentais para a qualidade da vida sexual.